Quem somos

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Combatentes!! Sejam bem vindos ao "GBS on line", este espaço foi criado para compartilharmos operações, cursos e informações importantes sobre o nosso Grupamento, apreciem e participem!! Salvar!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aspirantes do GBS Ministram Intrução de Salvamento Aquático na Ilha de Outerio


Sob coordenação do TEN Scienza, na última quarta-feira dia 16, os ASPs que encontram-se estagiando no 1⁰ GBS (BUSCA UNO), ministraram instrução de Salvamento Aquático para o efetivo na praia de Outeiro, que encontrava-se com as águas bem esverdeadas devido a época do ano.

Durante a instrução foi ministrada a Educação física militar específica para o efetivo, visando condicionar e preparar os militares da unidade para corresponder às necessidades provenientes da atividade aquática.

Em seguida iniciou-se a travessia da Praia Grande com os equipamentos de salvamento, e posteriormente foi relembrado com muita propriedade pelo ASP Amaro, a teoria do Salvamento Aquático.

Como a atividade aquática é diferenciada das demais atividades de salvamento no CBMPA, pela peculiaridade da exigência de preparo físico e diversidade de equipamentos e técnicas, também ocorreu o treinamento pratico, onde os militares realizaram sequências de salvamentos com equipamentos.

Ao término do dia era perceptível a satisfação da Tropa, o que demonstra que o treinamento operacional, presente no cotidiano do BUSCA UNO (1⁰ GBS) é um dos elementos motivadores que dão ao nosso efetivo o toque diferencial no momento do cumprimento efetivo das missões!

SALVAR!!


MILITARES DO BUSCA UNO PARTICIPAM DE TREINAMENTO JUNTO AO 1º GBM EM CAROLINA-MA



No último dia 14 de novembro dois militares do 1º GBS deslocaram-se até o município de Carolina no sul do Maranhão onde foi realizado, com a iniciativa do 1º GBM comandado pelo TENCEL Alexandre, o primeiro treinamento de salvamento em quedas d'água.
No treinamento, foram abordados técnicas básicas de salvamento em altura, sistemas de força, ancoragens adaptadas ao ambiente de cachoeiras e práticas de salvamento e retirada de vítimas. Os militares do BUSCA UNO, TEN Scienza e SD Rêgo, demonstraram
algumas técnicas de conhecimentos dos mesmos em algumas instruções
além de adquirir conhecimentos novos com os demais militares.
A operação contou com militares do interior e da capital, tendo como destaque a bravura do TEN Leandro de Abaetetuba e do SD Cláudio de Paragominas que demosntraram astúcia e calma em meio a uma situação difícil pela qual os mesmos passaram durante um dos treinamentos.


Veja aqui as fotos da missão.








quinta-feira, 19 de novembro de 2009

1ºGBS e 7ºSGBM/I em Missão de "Alto" Risco para o Dia da Bandeira.


Militares do 1ºGBS com apoio da plataforma do Quartel do 7º Subgrupamento Bombeiro Militar Independente (7ºSGBM/I), cumpriram nesta semana, mais uma missão de "alto" risco na essência da palavra, e desta vez, em auxilio ao Exército Brasileiro em decorrência ao Dia da Bandeira.

A ocorrência a princípio, parecia ser muito simples e sem a necessidade da intervenção da Corporação Bombeiro Militar, pois resumia-se na troca das lampadas dos holofotes que iluminam o Pavilhão Nacional, localizado na Praça da Bandeira no centro de Belém, não fosse algumas particularidades que tornaram a situação impossível de se concluir em condições normais.


O 1ºGrupamento de Busca e Salvamento foi acionado, devido ao elevado grau de dificuldade imposto pela altura e a falta de acesso aos holofotes, trinta metros elevados do solo, tendo como único acesso o próprio mastro que fica localizado na porção central da praça, onde a Bandeira do Brasil é hasteada.



A missão foi executada em três dias, no primeiro foi efetuado o levantamento das necessidades para o acesso e a estratégia de ação, no segundo, a subida utilizando-se uma escada ancorada no cesto da Plataforma de 20m(APM-04) do 7ºSGBM/I conduzida e operada pelo Subtenente BM Mário, e quando finalmente fora constatado o que deveria ser manutenido dos holofotes a chuva belenense comprometeu a segurança e a conclusão neste dia, sendo a missão finalizada na manhã do dia seguinte.

Houve um grande empenho e colaboração de apoio logístico, efetuado pelo Pelotão de Guardas do Exercito Brasileiro e de uma equipe de eletricistas da Secretaria de Urbanismo de Belém.


"Esta é uma missão típica e apropriada para o nosso Grupamento, quando muitos dizem que é difícil e ninguém consegue executar, nós concluirmos!" Exclamou o Tenente BM Lenilson, Oficial responsável por todo o sistema de ancoragens e concluinte da missão.
Fotos da Missão aqui.

sábado, 7 de novembro de 2009

Confraternização Interativa entre 1º GBS e 1º GMAF.


Na última sexta-feira, 6 de novembro, foi realizado no Clube dos Oficiais do CBMPA a terceira confraternização do 1º GBS, que teve como intuito comemorar as conquistas dos últimos meses, como a especialização de militares, os aniversariantes dos três últimos meses, além de festejar os 10 anos de idade do nosso Grupamento que se dará no dia 24 de novembro próximo.

Na ocasião reuniram-se Oficiais e Praças do 1º GBS e dos nossos vizinhos do 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMAF), onde muitos dos militares já integraram as fileiras do BUSCA UNO, e que a convite do nosso Comandante, Tenente Coronel Andrei, abrilhantaram o evento, “É uma oportunidade impar de estreitar os laços e cultivar a amizade e o respeito entre aqueles que geralmente só se encontram em ocorrências operacionais” declarou o Comandante.

Como de praxe, para manter a disputa salutar, houve uma clássica partida de futebol onde o time do GMAF ganhou o GBS de 3x2, sorte dos nossos vizinhos! mas, independente de qualquer resultado, a interação e a amizade ficaram enaltecidos em campo, o que resultou em uma confraternização amigável e agradável entre as duas Unidades Bombeiro Militar. No transcorrer do evento foi servido um almoço composto de churrasco e uma saborosa feijoada.

No ano de 2009, já ocorreram dois festejos semelhantes, que a cada evento possibilitam que a relação interpessoal existente no Grupamento, torne-se mais forte e rica, tornando a família BUSCA UNO cada vez mais coesa e amistosa, condições desejáveis e que facilitam no cumprimento das missões, independente do tipo, da hora e local.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEIS NOVOS ESPECIALISTA NO GRUPAMENTO


Nos últimos seis meses, seis militares, Oficiais e Praças integrantes do Grupamento concluíram com aproveitamento Cursos Operacionais das Forças Armadas e de Corpos de Bombeiros Militares do Amapá e São Paulo.

Curso de Operações Ribeirinhas, realizado no Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil em Belém do Pará, de 06 de junho a 07 de agosto, o curso iniciou com 52 alunos e finalizou com 23 formandos. Militares do 1º GBS: 2°Ten QOBM Lenilson da Costa Silva e SD BM Diego Batista Araújo Santos.





Curso de Salvamento em Altura (CSALT), realizado no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB) no Corpo de Bombeiros da PM de São Paulo de 02 de agosto a 18 de setembro, curso com 23 alunos sendo, 01 do Pará, 02 de Alagoas e 20 de São Paulo. Concluinte do 1º GBS: SD BM Heryewerton Rêgo Paula.






Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado Amapá no período de 17 de agosto 02 de outubro, o curso iniciou com 36 alunos onde 24 conseguiram se formar. Concluintes do 1º GBS: 2° Ten QOBM Daniela Tavares Gomes da Silva e 2° Ten QOBM Marco Rogério Scienza.





Observação especial, a 2° Ten QOBM Daniela é a primeira Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Pará a concluir o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), sendo a primeira mergulhadora de Operações de Busca e Salvamento do Estado do Pará. Leia mais sobre a Oficial clicando aqui

sábado, 10 de outubro de 2009

Bombeiros no Círio Fluvial 2009


Militares do 1° Grupamento Marítimo e Fluvial, 1°GMAF, juntamente com os do 1° Grupamento de Busca e Salvamento, realizaram neste sábado 10 de outubro de 2009 na Baía do Guajará, a prevenção do Círio Fluvial, translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em um percusso de aproximadamente 18Km saindo do trapiche de Icoaraci com destino ao Cais do Porto de Belém.

A operação iniciou para os militares às 06:00h e terminou por volta de 12:00h, sendo comandada pelo Major BM Ribamar, Comandante do 1°GMAF e supervisionada pelo Tenente Coronel BM Andrei, Comandante do 1°GBS e teve como efetivo total setenta Bombeiros, guarda-vidas e mergulhadores.

Segundo a Capitania dos Portos, mais de quinhentas embarcações participaram da romaria. O Comandante da operação, Major BM Ribamar, comentou que este foi o Círio Fluvial mais tranquilo dos últimos anos, onde fora registrado apenas dois atendimentos a vítimas.

A prevenção contou também com a presença do Supervisor Geral da Operação Círio 2009, Tenente Coronel BM Morais, Comandante Operacional, do Capitão BM Sarquis, Chefe da 4°Seção do Comando Operacional e do Capitão BM Farias, Comandante do Navio Grão Pará (CBMPA) além da participação de vinte Cadetes do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro militar do Pará.
Fotos do evento na Galeria de Fotos do 1º GBS .

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alunos do Curso de Formação de Oficiais BM visitam o quartel do 1° GBS

Nesta terça-feira dia 06 de outubro, a turma do 1° ano do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coordenada pelo instrutor da disciplina Fundamentos de Salvamento Terrestre I, Tenente BM Cezar (ex-GBS),visitaram o quartel do 1° Grupamento de Busca e Salvamento.

Durante a visita foram montadas oficinas operacionais coordenadas pelo instrutor da matéria e pelos militares do 1° GBS, Tenente BM Lenilson, Tenente BM Daniela e Soldado BM Rêgo, onde materiais operacionais e técnicas como o equipamento desencarcerador, salvamento e retirada de vítimas de poço e técnicas de fuga e evasão, foram abordadas.

No final das instruções o Comandante do Grupamento, Tenente Coronel Andrei, frisou em seu discurso, que os futuros Oficiais da Corporação, não só podem como devem ter como objetivo vir servir no quartel do 1° GBS, pois este quartel é para aqueles que realmente abraçam o serviço bombeiro militar de corpo e alma, ou seja, é para aqueles que estão sempre pré-dispostos aos estudos das técnicas operacionais, dedicação e pronto emprego em prol da sociedade, não sendo porém, para aqueles que tem em mente, usar o Grupamento como trampolim para outras atividades, ou mesmo, para quem encara a Corporação como um emprego a mais.

sábado, 26 de setembro de 2009

Promoção dos Oficiais do 1°GBS

Dos seis Oficiais efetivos do 1° Grupamento de Busca e Salvamento, cinco foram promovidos nesta sexta-feira 25 de setembro de 2009, conforme Decreto da Governadora do Estado, publicado no diário oficial Nº. 31512 de 25/09/2009. Segue abaixo a minuta de promoção com o nome dos Oficiais do nosso Grupamento:

DECRETO DE 24 DE SETEMBRO DE 2009

A GOVERNADORA DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos V e X, da Constituição Estadual, e arts. 5º e 13 da Lei nº. 5.249, de 29 de julho de 1985, regulamentados pelo Decreto nº. 4.244, de 28 de janeiro de 1986, e

CONSIDERANDO o disposto na Proposta nº. 001-CPO da Comissão de Promoção de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, encaminhada através do Ofício nº. 025/GOV-CPO, de 22 de setembro de 2009, do Comandante-Geral do CBMPA,

D E C R E T A:

Art. 1º Ficam promovidos aos postos imediatos, a contar de 25 de setembro de 2009, os oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará a seguir discriminados:

QUADRO DE OFICIAIS COMBATENTES – QOBM

AO POSTO DE TENENTE CORONEL QOBM

Pelo Critério de Merecimento

MAJ QOBM ANDREI VICENTE DA COSTA (Comandante do 1°GBS)

AO POSTO DE 1º TENENTE QOBM

Pelo Critério de Antiguidade

2º TEN QOBM CLEDSON DE SOUZA OLIVEIRA (Chefe da B1/1°GBS)

AO POSTO DE 2º TENENTE QOBM

Pelo Critério de Antiguidade

ASP OF BM LENILSON DA COSTA SILVA (Chefe da B3/1°GBS)

ASP OF BM DANIELA TAVARES GOMES DA SILVA (Chefe das Seções de Combate a Incêndio e Motomecanização do 1°GBS)

ASP OF BM MARCO ROGÉRIO SCIENZA (Chefe da Seção de Busca e Salvamento do 1°GBS)

Art. 2º Este Decreto entra em vigor a contar de 25 de setembro de 2009.

PALÁCIO DO GOVERNO, 24 DE SETEMBRO DE 2009.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

Governadora do Estado




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Uniformes Laranjas e equipamentos operacionais são destaques no Desfile Militar de 7 de setembro.

A tropa representativa do Corpo de Bombeiros Militar do Pará desfilou no ultimo dia 7 de setembro em comemoração aos 187 anos da Proclamação da Independência do Brasil. O Desfile Militar ocorreu na Av. Pedro Miranda onde um efetivo de 310 Militares em 6 pelotões e tropa motorizada foram comandados pelo Tenente Coronel QOBM Ulisses.



Comandados pelo Subcomandante do 1°GBS, Capitão QOBM Silvio Feitosa, a tropa do 1°Grupamento de Busca e Salvamento, com 66 Militares, transmitiu mais uma vez ao público presente, o espírito vibrador e a cadência característica e marcante de seu desfile, demonstrando o orgulho coletivo de servir no Corpo de Bombeiros e representa-lo com o uniforme de cor alaranjado destinado a operações de busca, resgate e salvamento. Além da cor do uniforme todos estavam equipados com kit's de salvamento em altura, equipamentos de proteção individual e mascaras de proteção respiratória.

Abrilhantando ainda mais a operacionalidade da tropa do 1°GBS, uma guarnição de Militares do Canil de Resgate do CBMPA, 1° da Região Norte, e 4 Cães adestrados marcaram também sua presença.




terça-feira, 4 de agosto de 2009

Militares do 1º GBS Ministram Instruções do para o Curso de Formação de Cabos do Prq R MNT /8 do Exército Brasileiro.


No último dia 28 de julho, terça-feira, a equipe de instrução do 1º GBS Coordenada pelos ASP's Daniela e Scienza passou um dia inteiro de instruçãos nas mais diversas áreas de atuação de emergência para o CFC-2009 do "parque 8".
Durante a primeira etapa, no período da manhã, foram ministradas instruções de Técnicas Verticais nas torres do centro de treinamento do IESP, lá alguns dos 23 alunos mais os 7 integrantes da equipe de combate a incêndio do Parque, puderam adquirir conhecimentos e práticas nas atividades fora da "cota zero". Segundo o AL CFST Netto,integrante da equipe de combate a incêndio, "aquilo era um sonho que naquele dia estava se realizando".
Após o almoço os alunos puderam partilhar de instruções de APH ministradas pelos SD's Raildo e Barbosa, socorristas do 1º GBS,a instrução,diferenciada, incitou o espírito de cooperação das equipes que foram divididas para aplicar os conhecimentos adquiridos.
No final do dia, os alunos assistiram a uma instrução e combate a príncipios de incêndio com diversos tipos de extintores ministrada pelo 2º SGT Portela, instrutor renomado do CBMPA, festejado integrante da família Busca e Salvamento.
Após um dia inteiro de contato com situações diferenciadas de seu cotidiano, era claro nos olhares dos combatentes a satisfação quanto a instrução, que foi agradecida com uma homenagem oferecida pelo CAP Bié,coordenador do curso.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

1° Grupamento de Busca e Salvamento no Dia Nacional dos Bombeiros



O 1° Grupamento de Busca e Salvamento realizou no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar, apresentação de escape e retirada de vítimas com a utilização de rapel e tirolesa durante a solenidade cívico militar do dia 02 de julho alusiva as comemorações dos 153 (cento e cinquenta e três) anos da Corporação Bombeiro Militar.






A demostração iniciou logo que a tropa formada retirou-se do pátio do quartel em direção ao dispositivo para dar início ao desfile, e durante os três minutos que antecederam a parada militar, a equipe realizou descidas como rapel, homem-aranha e várias simulações de escape com a tirolesa além da descida de maca com vítima, finalizando o espetáculo os militares do 1°GBS içaram a gigantesca Bandeira do Estado do Pará de cima do Comando Geral que permaneceu hasteada durante todo o desfile até o final da solenidade.
Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vdFaUifzklo










Na ocasião foram agraciados com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar Dom Pedro II, comenda concedida a Militares e Civis que prestaram relevantes serviços à Corporação Bombeiro Militar, o Comandante do 1° Grupamento de Busca e Salvamento Major QOBM Andrei Vicente da Costa e o 2° Sargento Bombeiro Militar César Henrique Matias Portela.
Mais fotos em: www.gbsonline.ipernity.com

quarta-feira, 1 de julho de 2009

1º GBS atua em ocorrência de grande vulto na tarde de ontem

No final da tarde de ontem (terça-feira 30 de junho) a guarnição de serviço do 1º GBS foi acionada para atuar na Rodovia Transmangueirão em frente ao Conjunto Cristal Ville em uma colisão entre um ônibus da linha Marex-Bengui e um automóvel Palio com vítimas presas as ferragens. No local o Senhor Rosildo Sena dos Santos encotnrava-se preso entre o painel e as ferragens do veículo sendo necessário o corte do teto do automóvel e a tração do volante utilizando um psote como ponto de ancoragem, após 45 minutos de operação, ás 18 horas, a guarnição do 1º TEN Moisés, 3º SGT Gazé,SD's McLean, Oliveira e Do carmo, finalizaram seus serviços com uam ótiam atuação possibilando o transporte das 8 vítimas até um centro médico de referência.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Última semana dos estagiáriso de Busca e Resgate em área de Selva "foi duro"


Passados mais de 10 dias do início do Estágio de Busca e Resgate em área de Selva, os estagiários do 1º GBS estão cansados porém mantendo sempre a moral e força de vontade. O SD BM Barros (estagiário 19) passou por momentos difíceis pois ficou doente no 11º dia de estágio, devido aos impactos naturais causados pela selva amazônica. As instruções durante essa semana foram as mais diversas, passando desde o A.V.O.T (Audição, Visão, Ofato e Tato) , que visa aguçar os sentidos do homem preparando-o para situações diversas no ambiente adverso, ministrado pelo COE (Companhia de Operações Especiais da PMPA) até técnicas de busca, ministrado pelo SD BM Diego do 1º GBS. Hoje, 23 de junho, os estagiários estão entrando no terceiro dia de sobrevivência, onde os mesmos estão responsáveis por algumas missões como a construção de abrigos e armadilhas e, no fim desta fase, eles entrarão na última fase do curso, "OPERAÇÕES", onde serão aplicados todos os conhecimentos adquiridos durante todo período de estágio no cumprimento de algumas missões. O estágio termina na próxima sexta-feira dia 26 de junho com uma cerimônia de encerramento diferenciada que ocorrerá em um local ainda em sigilo.

Diretor de Ensino e Instrução do CBMPA visita o 1º GBS


Na última sexta-feira 19 de junho o Sr. CEL QOBM Hilberto visitou o 1º GBS com o intuito de expor para a tropa a atual situação do sistema de ensino no CBMPA. Na visita o Diretor falou sobre 3 tópicos, o primeiro sobre o bolsa formação onde foi comentado sobre a situação daqueles que já recebem e os que almejam receber, posteriormente explanou sobre os cursos de formação onde foram tiradas as dúvidas daqueles que pretendiam ingressar em algum quadro específico como o de músico, finalizando o discurso tratou sobre os cursos de especialização, onde foi citado inúmeras vezes o estágio de selva que conta com uma equipe de 8 homens do Grupamento de Busca e Salvamento. Ao término da visita o CEL Hilberto acrescentou comentários sobre a importância da busca do conhecimento, despertando ainda mais nos militares do 1º GBS a vontade de crescer com o aprendizado.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Resgate na Torre em Benevides.


A Guarnição de serviço do 1º GBS, da ultima quarta feira dia 10 de junho, composta pelo Sargento BM Carvalho, Sargento BM Condutor Gaze, Soldado BM Shanto e Soldado BM P. Roberto, comandada pelo Tenente QOBM Armando, efetuou mais um brilhante resgate onde as técnicas de gerenciamento de crise foram empregadas e a vítima foi conduzida ao solo com segurança, sem riscos para todos.

Os detalhes da ocorrência foram extraídos do site do Jornal O LIBERAL: http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=251&codigo=419414

O LIBERAL 11 de junho de 2009

"Jurandir da Silva Lima, de 27 anos, subiu na torre de comunicação da subestação da Celpa, no município de Benevides, para chamar a atenção de sua companheira, ontem à tarde. Ele foi resgatado por homens do Corpo de Bombeiros. A torre tem aproximadamente 40 metros de altura. As informações disponíveis indicam que a mulher não quer mais viver com Jurandir.

Ainda segundo os bombeiros, ele estava sob o efeito de bebida alcoólica. Primeiro, e pouco depois das 14 horas, Jurandir pulou o muro que circunda a subestação da Celpa, na BR 316. Detalhe: o muro é eletrificado - mas a rede estava desligada, uma vez que havia funcionários trabalhando normalmente no local. Também havia material cortante em redor do muro, sem contar que aquela é uma área de acesso restrito. 'Ele subiu rápido. Parecia um gato', comentou um funcionário da subestação.

Duas unidades do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência. O 12º Grupamento, baseado em Santa Izabel, e o 1º Grupamento de Busca e Salvamento, sediado, em Belém, na rodovia Arthur Bernardes. À frente da operação, o tenente Armando disse que quatro bombeiros subiram na torre para resgatar Jurandir. Outros cinco ficaram no solo, dando apoio aos demais.

A torre, de comunicação, não é energizada. O tenente disse que os bombeiros conversavam com Jurandir, para convencê-lo a não tomar nenhuma atitude drástica. Ele estava em uma posição na torre em que, puxá-lo, seria um risco, daí porque os bombeiros terem que agir com muita calma e habilidade. Jurandir queria que sua (ou ex) companheira, Fernanda Cardoso, 32 anos, subisse para ficar com ele no alto da torre. Os bombeiros, é claro, não permitiram. Primeiro, por uma questão de segurança. E, depois, por não se saber qual a real intenção dele. Segundo o tenente Armando, Fernanda conversava, pelo celular, com Jurandir, também para acalmá-lo.

O oficial informou que o casal se separou e que Jurandir quer continuar o relacionamento, embora Fernanda não queira mais. Ele é pai de dois filhos. Às 15 horas, e aproximadamente 40 minutos depois de iniciada a operação, os bombeiros começaram a descer com Jurandir. Uma multidão de curiosos aguardava o desfecho daquela situação, muitos dos quais fazendo comentários irônicos e maldosos em relação a Jurandir. Por volta das 15h15, Jurandir e Fernanda saíram na viatura do 12º Grupamento. O tenente Armando informou que Jurandir estava sendo encaminhado ao Hospital das Clínicas, no bairro da Pedreira, para ser devidamente avaliado. Ele e Fernanda deixaram a subestação sem falar com a imprensa."

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comandante Geral do CBMPA Oficializa a divulgação do Blog e Canal de Vídeo do 1º Grupamento de Busca e Salvamento.


Nesta manhã de 15 de junho de 2009, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Exmº. Coronel QOBM Paulo Gérson Novaes de Almeida, em reunião no Gabinete do Comando Geral da Corporação com o Major QOBM Andrei Vicente da Costa, comandante do 1ºGBS, oficializou a divulgação do "GBS on Line" no endereço: http://1gbsonline.blogspot.com, o blog do 1º Grupamento de Busca e Salvamento, além do "canal de vídeo no youtube" no endereço: http://www.youtube.com/gbsonline, onde será publicado a rotina operacional do Grupamento, com resenhas acompanhadas de fotos e vídeos de instruções, operações e ocorrências mais interessantes.
O Comandante Geral ficou bastante contente com o emprego das ferramentas de divulgação utilizadas pelo 1º Grupamento de Busca e Salvamento pois assim, as notícias específicas do Grupamento, poderão ficar mais tempo a disposição do público.
O Major Andrei Vicente da Costa ressaltou que o objetivo do blog não é substituir o site do CBMPA, pelo contrário, "junto com o site oficial vamos reforçar a divulgação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o diferencial está no fato de que as notícias do 1º Grupamento de Busca e Salvamento permanecerão mais tempo publicadas além de criarmos um registro digital exclusivo de nossos feitos no blog e no youtube".

terça-feira, 9 de junho de 2009

2º dia dos alunos com surpresas no 1º/8º GAv


Nesta terça-feira dia 9 de junho, ocorreu a instrução de operações helitransportadas para nossos alunos do Curso de Busca e Resgate em Área de Selva, no quartel do 1º/8º GAv, sito a Base Aérea de Belém. O dia foi cheio de instruções do SUB Joel e do SGT Ivaldo, os dois com conhecimentos de diversos cursos, entre eles o curso de Resgate SAR. Nas instruções os alunos puderam acompanhar os métodos de confecção de amarrações em aeronave de asa rotativa, as técnicas de descida no rapel e de Mcguire. No fim do dia a equipe de isntrutores realizou a primeira instrução de adaptação ao meio aquático, onde foram corrigidas as devidas falhas e passados os conhecimentos adquiridos pela equipe em sua vivência operacional. No momento da flutuação uma surpresa, o estagiário 15 teve um surto de desespero e por pouco não conseguiu manter seu controle,despertando no turno o 1º impacto de risco no curso. Por sorte a equipe de isntrutores estava devidamente preparado e controlou a situação rapidamente.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Primeiro dia dos nossos alunos GBS'anos nos Curso de Busca e Resgate em Área de Selva passa proveitosamente.

Nessa segunda-feira 8 de junho os nossos 3 Soldados do 1º GBS passaram por seu primeiro dia de instrução efetiva no curso. No 1º dia os militares realizaram uma marcha que partiu do 1º Grupamento de Busca e Salvamento chegando ao Parque Ambiental do Utinga após cerca de 2 horas de caminhada. Ao chegar no anfiteatro de instruções, os alunos assistiram à primeira aula de Atendimento Pré Hospitalar para a Selva, ministrada pelo SUBTEN R. Teixeira do 6º GBM/Barcarena. Segundo o próprio instrutor, " a atividade de APH não é imutável,porém todos conhecimentos passados são de grande serventia nos momentos de operação". Ao final da instrução foi realizada uma corrida de saída do Parque onde os instrutores verificaram as alterações e confirmaram o bom proveito da matéria ministrada. Nesta terça-feira os alunos assistirão a instruções práticas e teóricas no 1º/8ºGAv, localizado na Base Aérea de Belém sobre operações aero-transportadas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Militares do 1º GBS preparam-se para "Estágio de Busca e Resgate na Selva"


A partir desta quinta-feira (4 de junho) 3 soldados do GBS estarão integrando o turno do 2º Estágio de Busca e Resgate na Selva realizado no CBMPa.
Após uma sequência de testes e exames os SD's Barros, Monteiro e Daleno, considerados aptos ao estágio, começarão as atividades técnico-operacionais em área de selva. Conforme previsão do corpo docente (que conta com os ASP's Scienza e Lenilson, o SGT Carvalho e os SD Rêgo, Diego, Arthur e Raildo, todos do GBS) os alunos passarão por diversas instruções acerca da atividade fim do estágio, tendo a oportunidade de ter contato com o ambiente Amazônico e suas intempéries além de isntruções com aeronaves e animais silvestres em outras instituições.
Além dos militares do Grupamento de Busca e Salvamento, também farão parte do turno militares de unidades da capital e interior do Pará, da PMPA, além de militares de outros estados.
As atividades terão início na quinta-feira 4 mas a aula inaugural ocorrerá na segunda-feira 8 de junho no 1º GBS sob o Comando do MAJ QOBM Andrei, Comandante da unidade


Salvar!

ASP OF BM Scienza

domingo, 10 de maio de 2009

1º GBS Recebe os novos Aspirantes


O 1º Grupamento de Busca e Salvamento - 1º GBS recepcionou na última quinta-feira (23), os novos Aspirantes lotados na unidade (Asp. OF. BM Lenilson, Daniela e Scienza). E, a fim de mostrar as atividades desenvolvidas constantemente em seu grupamento, foi montado um pequeno circuito de salvamento em altura. A operação aconteceu na ponte principal da Alça Viária.

Dentro do esquema da operação foram montados circuitos de salvamento em altura, onde os militares faziam uma descida e, no meio do percurso realizavam um exercício, que no caso dos Aspirantes era de alcançar o gorro laranja que estava preso em um sistema de grampos, e no final da descida realizavam técnicas de ascensão por cerca de 20 metros de altura.

De acordo com Aspirante BM Scienza, a operação, apesar de pequena, serviu para exaltar nos militares, o espírito de corpo que deve existir em unidades, independente de cargo ou função, para que o cotidiano e a missão fim sejam realizadas com o máximo de excelência.

“Esses treinamentos servem para que possamos visualizar onde estão nossas falhas para que no decorrer das instruções possamos corrigir e buscar a excelência nos serviços de bombeiro”, enfatiza o Major BM Andrei Vicente da Costa, Comandante da unidade.

A instrução foi encerrada por volta das 13 horas e os militares retornaram até o Grupamento, onde foram feitas as observações positivas e negativas e, a satisfação da tropa em executar tais atividades.




Visualizações de páginas da semana passada