Quem somos

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Combatentes!! Sejam bem vindos ao "GBS on line", este espaço foi criado para compartilharmos operações, cursos e informações importantes sobre o nosso Grupamento, apreciem e participem!! Salvar!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ É REPRESENTADO PELO 1º GBS NA SOLENIDADE COMEMORATIVA AO DIA DA INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

Na noite desta terça feira, 25 de maio de 2010, no Quartel do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, a Tropa do 1º Grupamento de Busca e Salvamento participou da formatura do Dia da INFANTARIA, alusiva aos 200 anos do seu Patrono Brigadeiro Sampaio.


A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e Militares, dentre elas o Exmo Sr. Major-Brigadeiro-do-Ar Odil Martuchelli Ferreira, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), o Exmo Sr. General de Divisão Carlos Roberto de Sousa PEIXOTO, Comandante da 8ª Região Militar, do Coronel Marcos Sá Affonso da Costa, Comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, bem como do Ilmo Sr. Coronel QOBM Mário Wanzeler, Comandante Operacional, representando na ocasião o Exmo Sr. Comandante Geral do CBMPA.

A formatura militar contou, além dos INFANTES do 2º BIS, com a representação das Tropas Especiais, consideradas de “INFANTARIA” (Soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas), da Força Aérea, dos Fuzileiros Navais, da Polícia Militar representada pelo COE e da Guarda Municipal de Belém, onde a Corporação Bombeiro Militar foi representada pelo efetivo do 1ºGrupamento de Busca e Salvamento.

Durante a solenidade o Exmo Sr. General de Divisão Carlos Roberto de Sousa PEIXOTO Comandante da 8ª Região Militar, convidou todos os Comandantes de Unidades de Infantaria da ativa e da reserva, para junto com ele, desfilarem em continência ao Patrono da Infantaria Brigadeiro Sampaio, representado por seu busto, neste momento o Tenente Coronel Andrei, Comandante do 1ºGBS se fez presente, representando nossa Tropa de “Infantes de Alaranjado”.





Comandada pelo Subcomandante do 1ºGBS, Capitão Sílvio Feitosa, a Guarnição participou da formatura e desfilou no final, com um pelotão de trinta Militares, todos equipados com seus kits de Salvamento e Capacetes Gallet.


















domingo, 23 de maio de 2010

ENCERRAMENTO DO 1º ESTÁGIO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E RESGATE (OPSAR).






Na última sexta-feira 14 de maio, concluiu-se o 1º Estágio de Operações de Salvamento e Resgate - OPSAR, que teve como intuito principal adaptar os novos militares classificados no Quartel do 1º GBS às atividades mais diversas na áreas de salvamento e resgate nos ambientes terrestre, de altura, aquático e subaquático.

Iniciando com um total de 30 alunos, 22 pertencentes ao BUSCA UNO, 07 do 7º SGBM/I e 01 do quartel do 3º Grupamento de Incêndio, 20 Estagiários formaram COMBATENTES OPSAR, tendo como destaque os estagiários ASP OF BM LEONARDO (01), SD BM C. GONÇALVES (10) E SD BM ALCÂNTARA (06), 1º, 2º e 3º colocados respectivamente, não podemos deixar de comentar sobre o estagiário SD BM JADERSON (21) que além de ser o único a formar-se do Quartel do 7º SGBM/I, alavancou a 4º colocação com louvor.



O Estágio foi dividido em duas fases Instruções e Operações e em 10 etapas, num total de 250 horas/aula, sendo elas Salvamento Aquático, Segurança em Operações BM, Arborismo e Corte de Árvore, Salvamentos em Combate a incêndios, Salvamento em Altura, Atendimento Pré-hospitalar, Resgate em Espaços confinados, Noções de Mergulho, Resgate Veicular e Operações de Busca e Resgate em Área de Selva. Tiveram também instruções junto as Empresas Petroquímicas do Complexo do Terminal de Miramar.





Ao término da ultima Missão de Operações, realizada em área de selva, os Estagiários foram deslocados para o Quartel do Comando Geral do CBMPA, onde foram convocados para a Missão de Busca de sobreviventes de uma aeronave que havia caído, e ao montarem as estratégias de busca, sem terem conhecimento de que estavam sendo aguardados por seus familiares, os já COMBATENTES OPSAR foram surpreendidos e deslocados pelo COORDENADOR do ESTÁGIO, Tenente QOBM Lenilson, para o patio de formatura onde por volta das 18:30h o Sr. Coronel QOBM Wanzeler, Comandante Operacional do CBMPA, presidiu a Solenidade.



A formatura contou com a presença do Chefe do Centro de Manutenção do CBMPA (CSMV/MOP) Major Pinheiro, do Subdiretor de Ensino e Instrução do CBMPA Capitão Bentes, do Comandante do 7º SGBM/I Capitão Augusto, dos Oficiais e Praças do 1ºGBS e do Mestre de Cerimônias da Quinta Seção do CBMPA (BM5) Tenente QOBM Scienza além da presença dos Familiares de todos os Formandos.

Cheia de emoção tanto por parte dos estagiários, quanto dos familiares e instrutores, a formatura contou com a premiação dos primeiros colocados e teve seu auge no momento solene de entrega, pelos familiares, dos Uniformes alaranjados, marca registrada do Quartel de Busca e Salvamento, destaque não só dentro da Corporação Bombeiro Militar mas em todo o Brasil.


Durante a Ordem do Dia, o Comandante do 1ºGBS, Tenente Coronel Andrei, fez agradecimentos a todos os que colaboraram direta e indiretamente para realização do Estágio e finalizou com uma mensagem, que todos os que atuam na atividade de Busca e Salvamento devem ter como meta: “ Combatentes OPSAR batizados a partir de hoje, é fato que a atividade de Busca e Salvamento impõe uma seleção natural, dos 30 que iniciaram, 20 estão concluindo, e como Comandante cumpre-me o dever de esclarecer e cobrar, não basta apenas o conhecimento técnico operacional, é preciso acima de tudo, ter coragem, confiar em Deus e nunca desistir, pois essa é a nossa missão, este é o nosso compromisso: A qualquer hora, em qualquer lugar, sob qualquer clima, no calor da ocorrência, em quanto houver uma vítima em risco, como disse antes, para nós COMBATENTES OPSAR, o impossível só Deus é quem determina!! Salvar!!!!”.

Finalizando a Solenidade o Comandante Operacional, Sr. Coronel Wanzeler, parabenizou a todos, reconheceu como de grande importância a especialização na área de Operações de Salvamento e Resgate e ressaltou que, este é o espirito que todos devemos abraçar na Corporação Bombeiro Militar, de ter um sonho e realizá-lo, independente das dificuldades. Logo em seguida todos foram convidados para o coquetel.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

1⁰ GBS É RECONHECIDO AMIGO DO PARQUE REGIONAL DE MANUTENÇÃO/8 DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Na manhã da ultima sexta-feira dia 14 de maio, em solenidade Militar comemorativa do 64⁰ Aniversário de criação do Parque Regional de Manutenção/8 (8⁰ Pel R Rep Auto/8 ª RM/1946) o Comando do 1⁰GBS na pessoa do Comandante, Tenente Coronel ANDREI Vicente da Costa, foi agraciado com o Diploma de "Amigo do Parque".

O evento contou com a ilustre presença do Exmo Sr General de Divisão Carlos Roberto de Sousa PEIXOTO e do Tenente Coronel Gilberto CARRA, Diretor do Parque, bem como autoridades das Forças Armadas e Civis.









Após a Formatura Militar, os Presentes foram convidados a se dirigirem para próximo a entrada do Gabinete do Diretor do Parque, onde fora inaugurado uma placa com a foto dos agraciados na Galeria de Homenageados.
As comemorações finalizaram com um delicioso coquetel nas confortáveis dependências do Parque de Manutenção.

Visualizações de páginas da semana passada