Quem somos

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Combatentes!! Sejam bem vindos ao "GBS on line", este espaço foi criado para compartilharmos operações, cursos e informações importantes sobre o nosso Grupamento, apreciem e participem!! Salvar!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

FASE 7 - RESGATE EM ESPAÇO CONFINADO



Na Sétima fase do Estágio de Adaptação de Operações de Salvamento e Resgate (OPSAR), os estagiários recebem instruções na área de Resgate em espaço confinado sob a coordenação do 2º SGT BM PORTELA, 3º SGT BM CARVALHO e SD BM DIEGO.

No Primeiro dia foi ministrada instrução de Salvamento no Poço, no pátio de instrução do Instituto de Ensino de Segurança do Pará - IESP, onde os alunos executaram as mais diversas técnicas de redução de forças e içamento aplicado ao salvamento de vítimas no poço.


No Segundo dia os alunos deslocaram - se Correndo até o Navio Grão Pará, onde aprenderam e executaram técnicas de busca em ambientes confinados, resgate de vítima presa em Embarcação, utilizando aparelhos como: Equipamentos de Proteção respiratória e Oxi-explosímetro.





No Terceiro dia os estagiários executaram técnicas de Salvamento em tanques de produtos perigosos no complexo da C.D.P, Companhia das Docas do Pará, onde foram feitas técnicas de retiradas de vítimas deste tipo de ambiente, assim como controle de incidentes desta natureza.





FASE 7 CONCLUÍDA

SALVAR!!

FASE 6 - ATENDIMENTO PRÉ - HOSPITALAR





A 6ª Fase do Estágio de Operações de Salvamento e Resgate, inicia adentrando no ambiente do conhecimento intensivo de APH. Sob a Coordenação dos SD's BM OLIVEIRA, BARBOSA, RAILDO, DENYS e MONTEIRO os estagiários recebem instruções de suma importância para este tipo de atendimento: Cinemática do Trauma, Imobilizações e Anatomia e Fiologia foram assuntos abordados pelos instrutores.



No Segundo dia os Estagiários Deslocaram-se até o quartel do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), e sob a coordenação do 1º TEN BM JAIRO, obtiveram instruções diversas como, Sistema de Comando em Incidentes, Método START e Escala de Glasgow.


Agradecimentos Especiais ao sr. 1º TEN BM JAIRO que não mediu esforços para nos auxiliar nesta fase do estágio.

FASE 6 Concluída!!
SALVAR!!

FASE 5 - SALVAMENTO EM ALTURA




A 5ª Fase do do Estágio de Operações de Salvamento e Resgate, objetiva o amplo conhecimento do estagiário na atividade de Salvamento em Altura.
A fase começou com instrução teórica do 2º TEN QOBM LENILSON, e posteriormente continuou com instruções de Nós e Amarrações Operacionais com o 3º SGT BM CARVALHO.

No Segundo dia o SD BM RÊGO iniciou sua instrução de Ancoragens, efetuando atividades de Comando craw e descidas de Rapel e tirolesa.





No Terceiro Dia, Sob a coordenação do 3º SGT BM CARVALHO e do SD BM RÊGO, o estagiários obtiveram conhecimentos na área de Retirada de Vítimas traumatizadas de Prédios, Salvamento de Suicida e mais treinamentos sobre a utilização e emprego operacional do Rapel.






No quarto dia os mesmos Instrutores realizaram técnicas de ascensões em cordas, salvamentos com emprego de escadas, resgate e evacuação de vítimas utilizando cabos.





No Quinto Dia, Sob a Coordenação do 2º TEN BM LENILSON e do 2º TEN BM SCIENZA, 3ºSGT BM CARVALHO, SD BM RÊGO, SD BM ARTHUR, SD BM SHANTO, os estagiários deslocaram-se correndo do 2º SGBM - ICOARACI até a Ponte que liga Belém a Ilha de Outeiro onde executaram as técnicas de rapel e ascensão utilizando amarrações.







FASE 5 CONCLUÍDA!!

SALVAR!!!

SALVAMENTO EM INCÊNDIO - FASE 4




A quarta da fase do Estágio de Operações de Salvamento e Resgate, vislumbra a atividade de Salvamento em Ocorrências de Incêndios, com o objetivo de capacitar o estagiário com técnicas e tácticas de busca de vítimas em edificações sinistradas por chamas, assim como a identificação dos tipos de fenômenos atinentes a incêndios de progresso rápido e incêndio em locais fechados.
Todo o embasamento teórico feito no quartel do 1ºGBS com enfoque na área de Prevenção contra incêndios em instalações prediais sob a coordenação do 1º TEN QOBM HÉLIO além das instruções de extintores de incêndio ministradas pelo 2º SGT BM PORTELA .
Posteriormente foi feita uma prática de ambientação em espaço incendiado na "Casa de Fumaça" da torre Principal do Instituto de Ensino de Segurança do Pará - IESP, coordenada pelo 2º TEN QOBM LENILSON.
Nesta fase, contamos com a presença de militares do Exército Brasileiro, que vieram obter conhecimento na área de prevenção e combate a incêndio visando a atualização de sua Brigada de Combate a Incêndio no Parque de Manutenção/8ª.

FASE 4 CONCLUÍDA!

SALVAR!!

Visualizações de páginas da semana passada