Quem somos

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Combatentes!! Sejam bem vindos ao "GBS on line", este espaço foi criado para compartilharmos operações, cursos e informações importantes sobre o nosso Grupamento, apreciem e participem!! Salvar!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Operações de Arborismo Fase 3


A 3ª Fase do Estágio do GBS iniciou com a instrução de Corte e Poda de Árvore. Sob a luz da experiência do 3º SGT BM NEY, o estagiários tiveram instrução de manutenção de 1º escalão da moto serra assim como, formas adequadas de utilização do material. Posteriormente sob a instrução do 2º SGT PORTELA, 3º SGT BM CARVALHO, SD BM RÊGO e SD BM DALENO, o turno aprendeu e executou técnicas de ascensões, corte e poda em árvores.




Fase 3 Concluída!


SALVAR!






terça-feira, 23 de março de 2010

Fase 2 Segurança Acima da Tudo


O Estágio do 1º GBS Inicia sua 2ª fase Falando de Segurança.

Sob a Instrução da 2º TEN DANIELA os estagiários começaram a olhar com outros olhos o fator segurança dentre a atividade Bombeiro Militar.

Durante a Instrução foi ministrada formas de Seguranças em atividades em Altura, influência do Fator Queda, utilização de EPI, possíveis acidentes ligados a ausência de equipamentos de Proteção individual.


Fase 2 Concluída!


SALVAR!

Fase 1 Salvamento Aquático

O Estágio do GBS iniciou-se com instruções na área de Salvamento Aquático, após a aula inaugural coordenada pelo 2º TEN.BM LENILSON, deu-se início a temida fase da água.
No primeiro dia os estagiários tiveram instruções teóricas sobre estratégia e tácticas de Salvamento Aquático com o SD BM RAILDO, que posteriormente deslocou o estágio para a piscina do Veleiro (Clube dos Cabos e Soldados da Marinha do Brasil) visando uma avaliação técnica de natação.
No Segundo Dia os Estagiários adentraram os portões do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará) sob a expectativa de cada vez mais aprimorar seus conhecimento aquáticos, e sob o comando do SD BM ARTHUR os mesmos executaram atividades de correção e flutuação. Nesse dia teve-se o primeiro estagiário desligado, o estagiário 05 desistiu de se tornar diferente.

No terceiro dia O Turno deslocou-se para o município de Outeiro, e sob a organização do 3º SGT BM RIBEIRO e do SD BM MCLEAN, os estagiários executaram diversos tipos de resgate aquático. Nesse dia mais dois estagiários abandonaram o turno, o estagiário 28 e o estagiário 08 não quiserem romper a fronteira de vossos conhecimentos. Agradecimentos especiais a CAP QOBM ADRIANA - CMT do 2ºSGBM - Icoaraci, e ASP OF BM DIANA - Chefe do Almoxarifado do 2ºSGBM - Icoaraci, que cederam materiais operacionais necessários para nossas instruções



















No Quarto dia os Estagiários, ás 08:30 desembarcaram na praia do Farol em Mosqueiro para dar continuidade nas atividades de Salvamento Aquático sobe responsabilidade dos Instrutores: 3º SGT BM RIBEIRO e SD BM BRUNO, o turno executou diversas formas de salvamento dentre elas salvamento em dupla e salvamento com corda.
Vale ressaltar o grande apoio do 6º SGBM - Mosqueiro, sob o comando do sr. CAP QOBM EDUARDO CELSO, e Sub-comandado pelo sr. 1º TEN BM ZACARIAS, que disponibilizou materiais operacionais assim como pessoal. Agradecimentos especiais ao 2º TEN QOBM NISHIDA, Chefe da B1 e CB BM MARTINS Condutor da Lancha.






















No Quinto e último dia desta fase de Salvamento Aquático o Estágio deslocou-se correndo até o 1ºGMAF, para realizar uma travessia na Baía do Guajará que teve saída do Porto do Navio Grão Pará e chegada na escadinha do Ver-o-Rio totalizando 3500 metros de distância, onde todos estagiários obtiveram bom desempenho no exercício em questão que foi coordenado pelo 2º TEN BM LENILSON, 2º TEN BM SCIENZA, 2º TEN BM DANIELA e 2º SGT BM PORTELA, assim como toda a equipe de instrução de Salvamento Aquático.







Agradecimentos Especiais ao CAP QOBM SILVA JR - Sub CMT do 1º GMAF, 2º TEN BM TORRES, Chefe da b1 do 1º GMAF, SUB TEN Jedalias – Mergulhador, e todos militares que contribuíram de forma contundente para o sucesso de nossa missão

Fase 1 Concluída!

SALVAR!


ESTÁGIO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E RESGATE - OPSAR

FORMAÇÃO DE FORMADORES DO ESTÁGIO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E RESGATE – OPSAR

No dia 15 de março de 2010 deu-se o início ao estágio de adaptação ao GBS concomitantemente com a Formação de Formadores do Estágio de operações de Salvamento e Resgate – OPSAR.


Com a chegada dos novos Aspirantes a Oficial e Soldados recém formados ao Grupamento de Busca e Salvamento do CBMPA sob o bradar de 28 estagiários inicia-se a caminhada rumo a diferenciação operacional assim como a especialização aprimorada de nossos efetivo. É um momento de adaptação ao dia a dia o Grupamento bem como o conhecimento do limite individual do Militar, visando as Operações de Busca e Salvamento.

O OPSAR é um estágio que visa preparar nosso bombeiro nas plurais áreas do salvamento sob a luz da necessidade vislumbrada na ocorrência.

Com 225 horas aulas e 45 dias de duração o OPSAR navega sobre as tormentadas áreas do Guarda vida, assim como sob as mesmas águas com noções de mergulho, adentrando em espaços confinados, incêndio, salvamento em altura, salvamento veicular, resgate em área de selva, dentre outros.

Depois de 1 ano de planejamento sob a coordenação do TCEL BM ANDREI, 2º TEN BM LENILSON, 2º SGT BM PORTELA, juntamente com a equipe de instrução, o 1º GBS realiza o sonho de finalmente efetivar um estágio que vislumbre nossas necessidades operacionais, assim como nosso desejo pelo conhecimento.






O Estágio conta com 28 estagiários, sendo 21 do 1º GBS e 7 do 7º SGBM que vieram beber de nossas fontes laranjas de conhecimento. Dentre os estagiários temos ainda 4 aspirantes a oficial (VELOSO, ALUIZ, LEONARDO, AUGUSTO CÉZAR) que foram classificados em nossa unidade e seguem firme rumo a busca do eldorado laranja que contempla o término do estágio, ou seja o nobre uniforme tingido com as cores da atividade de Busca e Salvamento.

Desejamos aos Instrutores e Estagiários uma boa sorte e que Deus Abençoe este caminho difícil porém gratificante da atividade Bombeiro Militar.


SALVAR!


terça-feira, 9 de março de 2010

EQUIPE DO BUSCA UNO FAZ DEMONSTRAÇÃO NO DIA DAS MULHERES


Na manhã de 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, o TEN QOBM "BS" Scienza e o SD BM "BS" Rego compareceram ao URE-MIA (Unidade de Referência Especializada-Materno-Infantil e Adolescente) situada na Travessa Alcindo Cacela com Av. José Malcher onde fizeram demonstrações sobre primeiros-socorros no lar e ações imediatas em incêndios.
Iniciando fazendo um breve apanhado sobre situações corriqueiras, o TEN Scienza fez uma primeira explanação sobre engasgamentos, onde demonstrou 3 técnicas sendo a primeira a Tapotagem, onde a pessoa que presta o socorro posiciona-se lateralmente e dá tapas espalmados na região de união entre a coluna vertebral e a linha dos ombros, a segunda foi a Manobra de Heimlich, onde o socorrista, por trás da vítima, abraça e exerce um esforço na região acima do umbigo da vítima e a terceira, após um relato de uma das mulheres presentes no evento, foi utilizando a cadeira como meio desobstrutor. Devido ao fato da Unidade ser referencial no trato Materno-Infantil, foi ensinado o método para desengasgamento de crianças com menos de um ano também, onde as mães presentes no local também partilharam experiências com os demais. Após a situação de engasgamento foram abordadas noções básicas de imobilização e primeiros-socorros em casos de quedas, onde foram ensinados meios de fortuna para imobilizações de membros e coluna como por exemplo o uso de papelão e bonés.

Após os Primeiros-socorros, o SD Rego demonstrava como utilizar um extintor e também os meios de fortuna para extinção de incêndios, como foi demonstrado pelo TEN Scienza utilizando areia e um pano. Após a demonstração do uso dos extintores e pra quais casos cada um serve. No meio das demonstrações o SD Rego falou sobre a experiência ocorrida com seu pai que faleceu prestando socorro a vítimas em um incêndio em residência no bairro da cremação e junto a sua história ensinou como se transportar vítimas de várias maneiras.
No término da demonstração, foi demonstrado pela equipe como apagar um incêndio em botijão de gás comum de 13 kg utilizando um pano molhado e simplesmente um dedo, nessa hora a aflição foi geral do público porém o mesmo interagiu e participou da demonstração executando os ensinamentos da equipe.
Ao término a Dra. Ione e a Dra. Sílvia agradeceram a equipe pelos conhecimentos passados e por tornar um dia tão importante também um dia enriquecedor para muitas famílias que agora em casos de perigo poderão futuramente poder salvar vidas.




Visualizações de páginas da semana passada