No período de 06 a 29 de junho 5 militares do nosso grupamento participaram do curso de busca e resgate em área de selva, realizado por uma equipe formada por militares do 1º GBM (GI) em conjunto com o 1º GBS.
No curso foram ministradas diversas instruções, desde noções de sobrevivência, como construção de abrigos e armadilhas, até a técnica de “FAST ROPE”, técnica essa que, segundo o soldado MCLEAN (1º GBS) serve para uma descida rápida do helicóptero no meio de um ambiente de mato fechado onde não se detém de materiais para efetuar um rapel. “Achei bem interessante também as técnicas de busca, pois as conhecia, mas nunca as coloquei em prática.”comenta.
Outro fator observado pelos militares é o quantitativo de operações, que chega a ser até repetitivo, mas que é necessário para o aperfeiçoamento das técnicas de busca. Como afirma o soldado CORRÊA (1º GBS): “a prática de navegação com cartas e bússola é extremamente importante, pois são essas ferramentas que nos guiam em ambientes de mata densa, onde não temos nenhum ponto de referência”.
Mas nada é de graça! Nossos militares passaram também por treinamentos físicos, tiveram que superar cansaço, fome, sono, sempre em prol de um objetivo: o aprimoramento de seus conhecimentos, para estarem sempre preparados a atuar quando a sociedade precisar.
Congratulações aos nossos militares: SD's FARIAS, CORRÊA, MCLEAN, OLIVEIRA e, principalmente ao destaque do grupamento, alcançando com louvores o 1º lugar no curso, o ASP OF VELOSO: “foi cansativo, mas consegui terminar o curso, só não esperava ser o 1º colocado, pois na minha opinião havia muita gente merecedora desse primeiro lugar.”